Bem vindo ao blog Casa in Ordem!

Este é o espaço para todas as pessoas que precisam de ajuda para organizar a vida e ser feliz.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Outubro Rosa em Mogi


Campanha estimula prevenção ao câncer de mama em Mogi das Cruzes

Nessa última semana do mês voltamos a falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de ações que fazem parte do Outubro Rosa. Em Mogi das Cruzes (Grande SP) foi lançada nesta terça-feira (26/10), a Campanha Pense Rosa, uma realização do Fundo Social de Solidariedade da cidade com o objetivo de estimular as mulheres a realizarem o auto-exame de mama e mamografias.

O evento ocorreu no Ciarte e teve como característica a cor rosa, que foi espalhada por diversos pontos do município e permacerá até o próximo dia 31, quando a iniciativa se encerra.


"Trata-se de uma iniciativa muito importante, afinal qualquer mulher pode ser vítima da doença. Até por isso, a prevenção é fundamental para que o câncer seja identificado de forma precoce e possa ser tratado com maiores chances de cura. Nosso trabalho nestes dias será levar essas informações ao maior número possível de mulheres, incentivando-as a fazer o auto-exame", diz a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli.


A abertura contou com uma palestra da médica Tânia Cupaiolo, além de apresentações do Coral do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) e da Cia. Radiofônica. A campanha conta com parcerias da ONG OrientaVida, Lojas Marisa, Hospital Santana e Samed.

Agressividade



Os números comprovam a agressividade da doença e a importância da campanha. O câncer de mama é o tipo mais freqüente no Brasil e também no mundo. Representa 22% de todos os cânceres existentes na mulher e é o primeiro colocado entre as causas de morte. Em média, 30 mulheres brasileiras morrem diariamente vítimas da doença. Em 2010, estima-se que 1,5 milhão de mulheres do mundo descobrirão o câncer de mama.

Ciente desta realidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com uma série de ações de prevenção à doença. Em janeiro de 2010, a cidade tinha uma demanda reprimida de 4,5 mil exames de mamografia e 12 mil ultrassonografias transvaginais. Para suprir a demanda, a Prefeitura passou a comprar exames de prestadores de serviços - Santa Casa e Imasson - e conseguiu zerar a fila de espera.


De janeiro até o dia 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde agendou 9.597 exames de mamografia, realizados pelo Hospital Luzia de Pinho Melo, do Governo do Estado, além de Santa Casa e Imasson, ambas contratadas pela Prefeitura. A partir de agora, será atendida demanda mensal destes exames. No caso da mamografia, ela gira em torno de 1,5 mil pedidos por mês. O exame é indicado anualmente para todas as mulheres com idade acima de 40 anos.

terça-feira, outubro 26, 2010

Dicas

Como ganhar tempo ao lavar roupas



É incrível como lavar roupas é uma tarefa daquelas que nunca acabam. A cada minuto surgem novas peças de roupa para lavar, não importando quanto tempo de sua vida você dedique a esse trabalho.
 
Mas com um pouco de criatividade e planejamento, é possível reduzir significamente o tempo e esforço que esta atividade demanda. Veja abaixo dicas para lavar roupas de forma organizada:
 
Separando a roupa suja



Para facilitar o trabalho, posicione atrás da porta do armário de cada pessoa da casa, bolsas para roupas sujas e que cada um seja responsável por levar a sacola à lavanderia da casa sempre que ela estiver cheia.


Separando as cores



Separe as roupas claras das escuras antes do dia de lavá-las. Use fronhas velhas - uma clara e uma escura - ou um separador de roupas próprio para máquinas de lavar. Quando o momento da lavagem se aproximar, tudo estará pré-selecionado e pronto para ser colocado na máquina ou tanque.


Meias e roupas íntimas



Compre sacos de malha e destine cada um deles para meias e roupas íntimas de cada membro de sua família, ao invés de inserir essas peças de pequeno porte diretamente na máquina de lavar. Quando a lavagem for encerrada, essas bolsas podem ser jogadas diretamente na secadora e depois deixadas nos quartos de seus donos sem que haja a necessidade de agrupar todos os itens várias vezes. Existem no mercado produtos já específicos para esta função, são as chamadas Redes Protetoras para Lavar Lingerie.


Freqüência de lavagem das peças



À exceção das peças de uso íntimo e meias, costuma ser desnecessário lavar suas calças, suéteres, camisetas e vestidos após cada uso. A menos que você tenha derramado algum líquido ou usado sua roupa para se exercitar, você provavelmente poderá vesti-la duas ou três vezes antes de perder tempo lavando-a.

As toalhas de banho não se sujam com apenas um uso. Para que as toalhas estejam secas no dia seguinte, entretanto, é necessário estendê-las imediatamente após o uso. Dessa forma, as lavagens de toalhas em sua casa ficarão limitadas a uma ou duas sessões por semana.

No próximo post teremos mais dicas para você economizar tempo e esforço ao lavar roupas. Aguarde!
Fonte: OZ! Organize sua Vida

terça-feira, outubro 19, 2010

Carreira e Negócios

Ganhe um E-book "Como se comportar em reuniões de trabalho"

Saber se comportar em reuniões de trabalho e torná-las produtivas é uma arte. Se você quer ganhar um e-book (livro digital) "Como se Comportar em Reuniões de Trabalho", aproveite a promoção do portal Cursos 24horas válida apenas até o dia 29/10.

Basta fazer o pagamento de qualquer curso do site que você já garante seu E-book. São praticamente dois cursos pelo valor de um só! Não é sorteio! Comprou, ganhou!

Cursos 24horas é um portal de educação online confiável e com conteúdo de qualidade garantida. São mais de 40 cursos online com Apostilas, Tutoria e Certificado entregue em casa!

Neste e-book você aprenderá a organizar e planejar uma reunião, conhecerá as ferramentas úteis para melhorar seu desempenho, como e quando se expressar, além de aprender importantes regras de etiqueta profissional.

Clique aqui para acessar o portal Cursos 24horas e participe!

segunda-feira, outubro 18, 2010

Dicas Casa in Ordem

Saiba como organizar guarda-roupa

Se você precisa urgentemente colocar a casa em ordem confira sempre as dicas de organização doméstica do blog.

Se não consegue encontrar nada no seu guarda-roupa ou quando precisa guardar algo sempre acha que não tem mais espaço? Chegou a hora de dar uma geral e aprender a arrumar guarda roupa de forma eficiente.

Reserve um dia de folga, muita disposição, coloque uma roupa confortável e tenha certeza de que se sentirá até mais leve depois da faxina. Veja:

- O primeiro passo é tirar tudo do armário e limpá-lo muito bem com um produto específico. Depois, você pode colocar antimofos e sachês perfumados.

– As peças que vão para o guarda-roupa devem estar sempre limpas, perfumadas e bem passadas.

– Um armário de roupas organizado só pode ter o que você realmente usa. Então veja com cuidado cada peça. Separe aquelas que você não vai mais usar e doe para quem precisa. Assim, libera espaços para coisas novas.

- Cada tipo de roupa deve ficar no mesmo grupo, assim todas as calças devem ficar juntas, todos os casacos, blazers e etc.

– Não se esqueça de fechar zíperes e abotoar pelo menos o primeiro botão para segurar as roupas no cabide. Roupas delicadas não devem ser penduradas.


- Separe as roupas por ocasião (social, esporte, ginástica), estação (inverno e verão), tamanho e cor.


- Se possível, atribua gavetas específicas para roupas como camisetas manga longa, camisetas manga curta, blusas manga curta, blusas manga comprida, shorts, bermudas, pijamas, lingerie, praia e ginástica.

- Para objetos como cintos, bijuterias, luvas, echarpes e adornos, é recomendável o uso de caixas organizadoras, que podem ser encontradas no mercado.

- Por fim não guarde roupas sujas, e mantenha dentro das gavetas sabonetes perfumados ou sachês para deixar tudo com cheirinho de novo!

sexta-feira, outubro 15, 2010

#outubrorosa

Só 10,9% das mulheres descobre câncer de mama na fase inicial

Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior.

O número é alarmante, mas se torna ainda mais grave no caso de mulheres que não possuem planos de saúde. Isso porque aquelas que se tratam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam esperar 188 dias, em média, entre o diagnóstico e a cirurgia - tempo que cai para 15 dias, se a paciente tiver plano de saúde.

Os dados foram divulgados no dia 5 de outubro, no Rio de Janeiro, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer do mama.

No ano passado, foram diagnosticados no País 49.343 novos casos de câncer de mama, que custaram US$ 157 mil. A previsão é de que o Brasil terá cerca de 63 mil casos em 2020. O custo estimado é de US$ 208 mil.


Por isso, a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - promove pelo terceiro ano consecutivo o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama.

O Outubro Rosa 2010 prevê atividades ao longo de todo o mês, em várias cidades do país. Este ano, a campanha está focada na necessidade de se investir na saúde das mulheres brasileiras, em especial na saúde da mama.

Exames preventivos podem salvar vidas.
 “Quando falamos em investimento, acreditamos que deve ser uma das prioridades de nossos governantes, do setor privado e da própria mulher, que tem a obrigação pessoal e social de investir e cuidar de sua própria saúde”, afirma a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.




E você, já fez exames preventivos esse ano? Costuma fazer o auto-exame da mama? Se ainda não se previne confira dicas no post sobre os fatores de risco do câncer de mama e a importância da prevenção da doença.

quarta-feira, outubro 13, 2010

Decoração

Oratório em casa: um momento de intimidade com Deus

Há dias em que precisamos de uma força espiritual para superarmos os desafios da vida. Também há dias em que queremos compartilhar com Deus ou santos de devoção nossas emoções e felicidades.

Para isso, nada melhor do que ter um oratório em casa:um cantinho dedicado à sua fé. E esse espaço deve ser decorado com carinho. Seguem duas sugestões de Ana Castilhos.



Comumente encontrado em antiquários, com madeira entalhada e cores sóbrias, o pequeno oratório pode ganhar versão atualizada para virar peça de destaque na decoração de espaços para jovens.

Utilizando como base uma capela em MDF, a artista plástica Malu Soeiro ensina a criar um modelo fashion, com cores vibrantes e acessórios.



Confira o material necessário:
- 1 capela de MDF (no caso, de 35cm altura x 20cm largura)

- pincel chato nº 22
- tinta acrílica nos tons branco, rosa-pink, rosa-claro, amarelo-ouro, verde-escuro, verde-limão, azul-turquesa, azul-marinho, lilás, marrom, vermelho, laranja e roxo
- rolinho de espuma
- pistola para cola quente e bastão de silicone
- 17 florzinhas de tecido
- 19 retalhos circulares de tecidos estampados (de 5cm, 6cm e 7cm de diâmetro)
- agulha e linha



Passo a passo:

1- Com o rolinho e a tinta em tom branco, pinte apenas a parte externa da capela. Dê duas demãos.
2-Pinte todo o interior da capela usando o pincel chato e a tinta em rosa pink. Espere secar.


3- Retire a coroa de plástico das florzinhas artificais.
4- Use o pincel e os demais tons de tinta para pintar o tecido das flores. Pinte uma flor de cada cor.
5-Com a agulha e a linha alinhave toda a borda do retalho circular de tecido. Puxe a linha no final da costura, dando efeito fuxico. Não esqueça de arrematar com um nó para evitar que o fuxico desfaça. Repita este passo com os demais retalhos de tecido.
6- Aqueça a pistola com bastão de silicone. Use a cola quente para fixar as florzinhas na borda de cima e nas laterais da entrada da capela, deixando os caules de plástico voltados para o interior.

7- Com a cola quente, fixe os fuxicos na parte frontal superior e inferior da capela. Cole as pedrarias  no miolo dos fuxicos e nas laterais, enfeitando a entrada da capela.
Fonte: Zero hora

sexta-feira, outubro 08, 2010

Especial Dia das Crianças

Aproveite o feriado para criar brinquedos com garrafas pet

Quer encontrar uma forma de explorar a criatividade, economizar e ainda ser ecologicamente correta?




Então veja que lindos esses brinquedos feitos de garrafas PET dos refrigerantes. É possível criar móbiles, porta-lápis, cofre e jogos. A criançada vai adorar!




Confira no portal M de Mulher o modo de fazer um móbile de borboleta, cofrinho, jogo de tabuleiro e ainda um porta-lapis.

E você ainda pode aproveitar esse momento e criar outros modelos.

Tudo simples, fácil, barato e um é mais lindo do que o outro.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Dicas de mudança

Vai mudar de casa? Confira dicas para organizar a mudança

Segue abaixo uma lista de cuidados que certamente vão te ajudar a organizar melhor a mudança e começar bem a vida no novo endereço:

Um mês antes


• Faça um inventário: antes de mais nada pare e calmamente faça uma lista de tudo que acredita que vai precisar levar, dando prioridade aos itens de maior volume e peso (móveis, eletrodomésticos, etc.), mais importantes, mais valiosos e mais frágeis (enfeites, obras de arte, lâmpadas fluorescentes, etc.). A lista irá ajudar a fazer várias das escolhas que você terá pela frente, e servirá para o controle operacional também.• Se não tiver carro próprio, faça cotação e contrate carreto ou empresa de mudanças.


• Arranje material para embalar seus pertences, como caixas de papelão, jornais, plásticos-bolha, fita crepe e caneta esferográfica.


• Empacote o que você não precisará nesse último mês.


• Separe produtos sem uso para doação, inclusive móveis e eletrodomésticos.




Uma semana antes


• Solicite que as companhias desliguem os serviços essenciais, como telefone e luz, na data marcada e peça para instalá-los na nova casa.


• Coloque seus pertences em caixas.


• Comece a esvaziar a geladeira. Deixe apenas alimentos para os próximos dias.


• Faça um backup (cópia de segurança de seus arquivos) antes de desligar o computador.


• Desmonte as camas e deixe somente os colchões nos quartos.


• Reserve um cômodo para colocar as caixas já fechadas.

• Se você vai para apartamento avise ao síndico e zeladores, reserve a data pretendida para sua mudança, como também espaço para estacionar o caminhão. Certifique-se de que, tanto na origem, quando no destino não haverá feira-livre. Certifique-se também dos horários permitidos para mudança.

Um dia antes


• Embale o que restou na geladeira. Limpe-a bem. Coloque carvão vegetal, isto evita odores e mofo


• Peça para cada membro da família, incluindo você mesma, separar uma mochila com itens essenciais, como lanches, escova e pasta de dentes.


• Guarde os pertences de valor.


• Se tiver um bebê na família, deixe à mão fraldas e cobertor.


• Coloque na bolsa o boleto de pagamento da transportadora.

• Desinstale com antecedência, máquina de lavar, secadores, lava-louças, exaustores, condicionadores de ar, microondas, cortinas, persianas,chuveiros. Recomendamos ainda retirar os cartuchos de impressora a jato de tinta, isto evita acidentes.



• Certifique-se de que perfumes, bebidas, detergentes e outros líquidos usados estejam bem lacrados.

• Caso tenha feito alguma embalagem com objetos frágeis, identifique esta embalagem colocando bem a vista a palavra FRÁGIl.

• Tire fotos digitais dos móveis montados. Se você mesmo vai se encarregar de desmontar e montar os móveis, tire fotos (pode ser até com o celular) dos detalhes da montagem, mostrando o que encaixa em que, onde vai cada parafuso, acessório, etc. Na hora de montar, às vezes o processo é menos óbvio do que deveria ser, e as fotos podem servir para tirar suas dúvidas.


No dia da mudança


· Acorde cedo. Oriente a equipe contratada ou, se não houver uma, peça ajuda a seus amigos para carregar o caminhão. Deixe as caixas frágeis por último.


· Peça para alguém de confiança ir com os objetos e fique na casa vazia. Dê uma boa olhada para ver se não esqueceu nada. Acredite: sempre sobra algo. 

IMPORTANTE: Não esqueça de avisar sobre seu novo endereço a amigos, parentes, companhia de energia elétrica, gás, água, telefone, tv a cabo, bancos e outros.

terça-feira, outubro 05, 2010

Dicas Casa in Ordem

Como comprar, lavar e conservar verduras

As verduras devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.

Mas é importante estar atento a alguns fatores na hora de escolher esses alimentos. Graças aos métodos de cultivo e de transporte, há poucas diferenças entre as estações do ano quanto à disponibilidade de hortaliças, havendo portanto no mercado verduras disponíveis o ano todo.

Apesar disso, o ideal é sempre utilizar verduras frescas e da estação. Siga sempre alguns cuidados ao comprá-las e prepará-las:

Na hora da compra, verifique se as verduras estão mantidas sob refrigeração, não estão amassadas, não há manchas escuras ou amareladas ou com sinais de insetos.


Chegando em casa, retire as verduras de suas embalagens, lave-as em água corrente para retirar a terra e os bichinhos.

Corte os talos estragados e jogue fora as folhas amareladas.

Em seguida a verdura deve ser colocada de molho com Hidrosteril ou Aquatabs na proporção indicada pelo fabricante. Deixe de molho durante dez minutos e lave novamente em água corrente.

Para guardá-las em geladeira, segue-as e coloque-as em potes ou sacos plásticos. "A umidade ajuda no processo de apodrecimento". Guarde na parte inferior da geladeira, onde a temperatura não as queima.


Corte ou rasgue as folhas somente momentos antes de prepará-las, pois podem murchar e escurecer depois de cortadas.

Estragam mais rápido: Alface, Mostarda, Rúcula, Agrião, Espinafre.

São mais resistentes: Escarola, Acelga, Almeirão, Repolho.

Fonte: Nestlé e Ana Maria Receitas

sexta-feira, outubro 01, 2010

Saúde

Você se  previne do câncer de mama? Então aproveite o Outubro Rosa


Câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer na mulher. Embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e autoexame, mamografia e ultrassonografia) muitas mulheres não se previnem.

Para divulgar a importância da prevenção e evitar novas mortes por câncer de mama o Casa in Ordem apoia o movimento Outubro Rosa. Veja abaixo dicas de prevenção e participe você também!

Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.

Previna-se já!

Especialistas recomendam fazer o auto exame da mama uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo, todo dia 10.



Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.

O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.

Confira fatores de risco:

- Idade acima de 50 anos
- História própria ou familiar de câncer de mama

- Não ter filhos

- Exposição significativa a raio X

- Primeira menstruação cedo

- Menopausa tardia

- Primeira gestação após os 30 anos

- Dieta rica em gorduras

- Uso prolongado de anticoncepcional (ainda é discutível)


Já fez exames preventivos esse ano?

Além de fazer os exames preventivos periodicamente, outras atitudes podem prevenir o câncer de mama. Para isso deve-se combater os fatores de risco com a diminuição da gordura endógena e consequente redução de peso corporal e dieta rica em vitamina A.


Evitar o ganho de peso, principalmente após a menopausa. Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento OUTUBRO ROSA foi iniciado nos Estados Unidos há 12 anos e visa iluminar um monumento da cidade como forma de lembrar as mulheres da necessidade de que façam seus exames periódicos em mama.

Twitter Favoritos More