quinta-feira, outubro 28, 2010

Outubro Rosa em Mogi


Campanha estimula prevenção ao câncer de mama em Mogi das Cruzes

Nessa última semana do mês voltamos a falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de ações que fazem parte do Outubro Rosa. Em Mogi das Cruzes (Grande SP) foi lançada nesta terça-feira (26/10), a Campanha Pense Rosa, uma realização do Fundo Social de Solidariedade da cidade com o objetivo de estimular as mulheres a realizarem o auto-exame de mama e mamografias.

O evento ocorreu no Ciarte e teve como característica a cor rosa, que foi espalhada por diversos pontos do município e permacerá até o próximo dia 31, quando a iniciativa se encerra.


"Trata-se de uma iniciativa muito importante, afinal qualquer mulher pode ser vítima da doença. Até por isso, a prevenção é fundamental para que o câncer seja identificado de forma precoce e possa ser tratado com maiores chances de cura. Nosso trabalho nestes dias será levar essas informações ao maior número possível de mulheres, incentivando-as a fazer o auto-exame", diz a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli.


A abertura contou com uma palestra da médica Tânia Cupaiolo, além de apresentações do Coral do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) e da Cia. Radiofônica. A campanha conta com parcerias da ONG OrientaVida, Lojas Marisa, Hospital Santana e Samed.

Agressividade



Os números comprovam a agressividade da doença e a importância da campanha. O câncer de mama é o tipo mais freqüente no Brasil e também no mundo. Representa 22% de todos os cânceres existentes na mulher e é o primeiro colocado entre as causas de morte. Em média, 30 mulheres brasileiras morrem diariamente vítimas da doença. Em 2010, estima-se que 1,5 milhão de mulheres do mundo descobrirão o câncer de mama.

Ciente desta realidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com uma série de ações de prevenção à doença. Em janeiro de 2010, a cidade tinha uma demanda reprimida de 4,5 mil exames de mamografia e 12 mil ultrassonografias transvaginais. Para suprir a demanda, a Prefeitura passou a comprar exames de prestadores de serviços - Santa Casa e Imasson - e conseguiu zerar a fila de espera.


De janeiro até o dia 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde agendou 9.597 exames de mamografia, realizados pelo Hospital Luzia de Pinho Melo, do Governo do Estado, além de Santa Casa e Imasson, ambas contratadas pela Prefeitura. A partir de agora, será atendida demanda mensal destes exames. No caso da mamografia, ela gira em torno de 1,5 mil pedidos por mês. O exame é indicado anualmente para todas as mulheres com idade acima de 40 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More