segunda-feira, junho 18, 2012

18 dicas para um bolo perfeito

Se você já arriscou fazer bolo algumas vezes e o resultado não foi o esperado. Já solou ou queimou algum e quer algumas dicas para não errar mais, confira abaixo alguns segredinhos da arte de fazer bolos.  

São 18 passos que os livros de receita não ensinam, mas que são fundamentais para conseguir um bolo perfeito.

1. Antes de começar a fazer o bolo, confira se tem todos os ingredientes necessários em casa. Essa dica parece óbvia mas nem sempre a gente se lembra de verificar e sai correndo para o supermercado para comprar o que falta.

2. Utilize ingredientes em temperatura ambiente. Ovos ou leite gelados, por exemplo, podem prejudicar sua receita.

3. Unte bem a forma com manteiga (utilize para isso um pedaço de papel toalha) e polvilhe com farinha de trigo. Faça isso antes de começar a fazer o bolo.

4. Se a receita pede para bater as claras separadamente, faça isso antes de bater os outros ingredientes. Assim você não precisa lavar as pás da batedeira entre os processos.

5. Por falar em claras em neve, para que elas cresçam, verifique se sua tijela e os utensílios estão sem nenhuma gordura.

6. Peneire a farinha e outros ingredientes secos antes de usar para evitar bolinhas na massa.

7. Para evitar que a massa fique com bolotas, outra dica é misturar a farinha de trigo mexendo a massa de baixo para cima com uma colher de arroz.

8. Ao final do preparo do bolo, caso a receita peça, misture as claras em neve muito delicadamente. Se a massa estiver muito densa misture um terço das claras primeiro do jeito que der e depois o restante com cuidado. A clara em neve vai deixar seu bolo mais aerado, mais fofo. Se as claras forem misturadas com muita força e rapidamente esse efeito se perderá.

9. Antes de misturar ingredientes em pedaços como castanhas, passas e chocolate envolva-os com farinha. Isso faz com que se espalhem de forma mais uniforme pelo bolo.

 10. Ao acrescentar chocolate em pó em uma receita de bolo reduza a quantidade de farinha de trigo proporcionalmente, ou seja - se acrescentar 50 g de chocolate em pó diminua 50 g de farinha.

11. O forno deve sempre estar pré-aquecido. Antes de iniciar o preparo do bolo ligue o forno na temperatura que a receita aconselha. Um forno demora em média 20 minutos para aquecer, se ele ainda está com a porta embaçada é porque não está quente o suficiente.

12. A temperatura ideal do forno para assar um bolo comum geralmente é de 180°c, ou seja, forno médio. Mas fique atenta: quanto mais densa e pesada for a massa de bolo menor deve ser a temperatura do forno para que ele asse bem por dentro e não queime por fora.

13. Não encha demais a forma para que o bolo não transborde. Deixe vazio pelo menos um dedo em um tabuleiro e dois dedos em um forma mais funda.

14. Para que seu bolo não murche, não abra o forno durante o crescimento do bolo.

15. Para verificar se o bolo está pronto faça o teste do palito: espete um palito de dente no centro do bolo e retire. Se o palito sair limpo o bolo está assado. Se estiver com massa grudada deixe seu bolo no forno por mais tempo. Se o bolo estiver muito dourado e ainda cru diminua a temperatura.
16. Para que o bolo saia inteiro da forma espere esfriar um pouco.

17. Se você não tem muita experiência ou tempo teste uma receita básica e se gostar utilize-a sempre variando o sabor. Uma dica é trocar o leite por sucos diversos, acrescentar castanhas, chocolate, canela, frutas, entre outros.

18. Ao limpar os utensílios engordurados após o preparo da receita utilize água morna. Água fervente pode fazer com que a gordura grude ainda mais.


Fonte: Blog Aromas e Sabores

27 comentários:

Adorei! Super me ajudou e percebi que não fazia, ou fazia o contrário, de muita coisa que vocês aconselham. Obrigada.

Dicas valiosas! Muito Obrigada.
knaakonline@hotmail.com

Oiii Gostei muito das suas dicas!!!
Parabens pelo blog.
Cláudia

muito boa as dicas.Eu gostaria de saber o que faço para o bolo de frutas não fica com crostas grossas e queimado.grata

Justo o que eu estava procurando. Obrigada

Muito bom!
Me ajudou muito na hora de fazer meu belo e grande bolo de brigadeiro! Hummmm que delíciaaaa... ;)

Ah neste momento acabei de colocar um bolo para assar, so que eu nao esperei o forno aquecer muito. Ai estou apavorada sera que vai sair bom e fofo me ajude quem poder responder bjooo adorei o blog

aprendi tudo isso errando..rs...Mas fui melhorando a cada erro e percebendo que tudo tem que ser dosado e feito com muito carinho e atenção. Adorei as dicas, muita coisa aí eu já sabia, mas também tem outras dicas que nem imaginava, como por exemplo a temperatura do forno. Adorei

Suas dicas são ÓTIMAS!!!
NUNCA faço assim... talvez seja por isso que meus bolos nunca dão certo.
Obrigada!!!

Depois que desligar o forno, tiro o bolo ou deixo esfriando dentro do forno, por quanto tempo?

https://www.frpromotora.com/previdenciaprivada.php?id=45271647

Oi!
Por favor... tenho dúvidas sobre a temperatura para formas grandes e altas sem furo no meio ( 40cm por 15cm de altura), o último q eu fiz ficou 2hs e não assou no meio só as bordas....
coloquei fogo 200 graus....
o q eu fiz de errado?
Obrigada

Ótimas dicas, outra coisa importante que não foi citado é na hora de untar, muitas pessoas fazem de forma errada untando as laterais também, aprendi errando que só devemos untar o fundo para não interferir no crescimento do bolo, isso para forma retangulare, já as forma redonda com furo no meio aí sim deve ser toda untada

Adorei as dicas são super. ...bjs

Adorei as dicas são super. ...bjs

não consigo acertar meus bolos ficam pesados e batumados vou seguir as dicas...

Muito boa as dicas... minha filha vai gostar...

Agora q já aproveitaram as dicas, é só prepararem os bolos e me mandar pra eu provar.Ah... ñ esqueçam de colocar o nº nos bolos, pra eu saber quem fez melhor.

Tenho um grande problema
Meus bolos sempre murcham
Eu não abro o forno
Nada que possa fazer isso
Ele cresce e quando está ums40 minutos de assado ele murcha inteiro
Oque será que faço de errado ???

Adorei as dicas!Excelentes!

O meu forno e de 280° e quando eu asso o bolo ele assa rápido e queima .
E quando eu asso ele em 180° ele demora muito pra fica pronto .

Tire o bolo, ele dentro do forno quente depois de desligado murcha!!!
Mas coloque ele em cima do fogão. Ele em cima de recipientes frios como mesa de pedra também murcha.

Tire o bolo, ele dentro do forno quente depois de desligado murcha!!!
Mas coloque ele em cima do fogão. Ele em cima de recipientes frios como mesa de pedra também murcha.

Parece muito bom as dicas vou fazer o agora mesmo...

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More