quarta-feira, julho 06, 2011

Como cozinhar espinafre preservando os nutrientes

Sempre que consumimos vegetais buscamos manter uma alimentação mais saudável.

Mas para garantir a preservação dos nutrientes é preciso ter alguns cuidados na forma de prepará-los. 


 No caso do espinafre, uma opção muito boa é o cozimento no vapor.

Dica 1
Coloque água para ferver e em uma panela própria para o cozimento no vapor, caso você não tenha uma dessas pode improvisar com uma peneira em uma panela.

Dica 2
Cozinhe direto na panela. Lave o espinafre e separe as folhas, coloque no fundo de uma panela um pouquinho de água, pouquinho mesmo, umas 3 ou 4 colheres, coloque as folhas do espinafre, tampe a panela e leve ao fogo baixo, de vez em quando mexa as folhas para que todas cozinhem por igual, quando estiverem moles escorra o pouco de água que pode ter sobrado e empregue na receita desejada.

Dica 3
Aproveite e já pique, isso facilita o processo, se quiser congele em copinhos descartáveis ou forminhas de gelo, isso facilitará da próxima vez que vier a fazer uma receita com espinafre.


ESPINAFRE É SAÚDE!


Os vegetais verdes escuros como o espinafre são ricos em nutrientes como ácido fólico, ß-caroteno, potássio, vitaminas A e C, folato, magnésio, cálcio, ferro, outros carotenóides, e fibras dietéticas.

Estudos recentes tem demonstrado o espinafre pode reduzir significativamente o risco de doenças do coração, infarto e certos tipos de câncer. Rico em cálcio e magnésio, pode também ser benéfico para aqueles que sofrem de osteoporose.

Fonte também de ácido folico e magnésio, o espinafre é extremamente bom para o sistema imunológico.

O espinafre também é um alimento indicado para as mulheres que pretendem engravidar, antes e durante a gestação, pois o ácido fólico é importante na formação do tubo neural (estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal).

28 comentários:

elis batista eu não sabia que espinafre é maravilhoso,vou indicar a minha irmã que não consegue engravidar. vou dar receita.bjs

Gostaria de saber, qual a quantidade diária de espinafre posso utiliza nas minhas refeições?

Cuidado.Espinafre contem anti-nutrientes.

fazendo o branqueamento, que é um imersão em água quente e em seguida em água gelada, diminui o anti- nutrientes. E tudo em excesso faz mal mesmo.

A quantia ideal para o consumo diário é equivalente a uma xícara de chá

Pretendo adicionar em minha dieta, porque estou em plena menopausa

Qual quantidade devo servir para criança de 5 anos

Ola, boa tarde. Estou adorando participar dessa nova forma de alimentacao saudavel. Quero deixar meus agradecimentos por todas informacoes prestadas nesse seu site.Att Marcia Santos

Elis, vc esta fazendo uma imensa confusão. As propriedades do espinafre não ajudam a engravidar!! Ele, por ter acido folico, auxilia na formação do sistema nervoso do embriao. Não tem nada a ver com a sua interpretação!!

Elis, vc esta fazendo uma imensa confusão. As propriedades do espinafre não ajudam a engravidar!! Ele, por ter acido folico, auxilia na formação do sistema nervoso do embriao. Não tem nada a ver com a sua interpretação!!

Olá! Eu uso o espinafre dentro do suco verde junto com outras folhas, nesse caso não cozinho as folhas. Quero saber se estou fazendo certo,pois estou fazendo para uma paciente com câncer de fígado.

Olá Lindalva, o espinafre não é indicado para o consumo na forma crua, devido à presença de ácido oxalico, uma substância que impede a absorção de ferro e além disso se deposita nos rins favorecendo o surgimento de cálculos renais. O ideal é ferver o espinafre, escorrer a água e depois refogar conforme a preferência pessoal.

O espinafre não ajuda a mulher engravidar,ela é rico em ácido fólico, nutriente necessária para o feto qdo a mulher engravida

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More