quinta-feira, outubro 13, 2011

Outubro Rosa no Alto Tietê

O Outubro Rosa trouxe muitas atividades de prevenção ao câncer de mama no Alto Tietê, região localizada na Grande SP que conta com 10 municípios e 1,4 milhão de pessoas.

Em Mogi das Cruzes, onde moro, os postos de saúde recebem durante todo o mês o "Papo Rosa", evento de conscientização e informação sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento do câncer de mama.

A ação faz parte da Campanha Pense Rosa, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes pelo segundo ano consecutivo. No último dia 01/10, cerca de 3 mil pessoas caminharam pelas ruas da região central vestindo cor de rosa, ponto alto da campanha.

Em Arujá, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado um mutirão voltado à saúde da mulher. Exames de Papanicolau e Mamografia serão realizados no Centro de Saúde (CSII), no sábado (15/10), das 8 às 14 horas. Os documentos necessários para a consulta são: RG, cartão SUS, comprovante de residência e, se possuir, cartão do posto.

No local estarão sendo feitos agendamentos para os exames de Mamografia, indicados para as mulheres entre 40 e 69 anos, e a coleta para o exame de Papanicolau é voltado para o publico feminino de 25 a 64 anos.

O centro de saúde está localizado na Avenida dos Expedicionários, 1255, Centro. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde de Arujá, pelo telefone 4655 2871.


A cidade de Ferraz de Vasconcelos participa do Outubro Rosa pela primeira vez. Durante os próximos dias, o Centro de Atenção Intensiva à Saúde da Mulher (Caism) abrirá espaço para agendar consultas e exames que serão realizados todos em um único dia. A expectativa é que aproximadamente mil pessoas participem desta ação até o final do mês.

Em todo o município de Ferraz, foram distribuídos nas escolas 25 mil convites informando sobre a campanha, para que as mães dos alunos aproveitem o espaço.

Entre ultrassonografias, mamografias e coletas de papanicolau, já foram agendadas 400 consultas. A campanha Outubro Rosa em Ferraz segue até o final deste mês e ainda contará com uma série de eventos e palestras. Outras informações (11) 4674-7800.

Verifique também na sua cidade, em qualquer lugar do País, se há palestras e realização de exames de mamografia sendo realizado gratuitamente neste mês de outubro de 2011. Aproveite o Outubro Rosa e previna-se do câncer de mama.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.

O história familiar é um importante fator de risco, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui outro importante, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade.

A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos) são outros fatores de risco para o câncer de mama.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More