segunda-feira, outubro 20, 2008

DICAS DE DECORAÇÃO

Se você gosta de atualizar a decoração da sua casa e prioriza cômodos confortáveis e cheios de luz, confira abaixo o post da arquiteta e decoradora Fernanda Marques sobre ambientes bem iluminados.


Iluminação em tempos de economia

Olá, gente! Tudo bom?

Nestes tempos em que as pessoas estão firmando e reafirmando seus compromissos com a sustentabilidade ambiental, a questão do uso da energia nas residências ocupa um papel central no debate sobre como agir da melhor maneira.


Nos meus projetos, o que tenho procurado fazer – e isso eu recomendo para você em sua própria casa – é aproveitar ao máximo a luz natural. Isso significa criar janelas maiores, desenhar fendas para paredes e tetos e, antes de mais nada, escolher com critério o posicionamento do imóvel no terreno (no caso de ele ainda não estar construído, naturalmente).


O resultado são ambientes muito mais iluminados!






Quando o imóvel já está pronto, e nele moramos há bastante tempo, o que se pode fazer é instalar sistemas de timer para o controle da iluminação de toda a casa ou de seus principais ambientes.

Inicialmente, trata-se, é claro, de um gasto a mais. Mas, a longo prazo, vai resultar numa boa economia.Além disso, vale modernizar o sistema de cortinas, trocando aquelas pesadas e que, portanto, escurecem os ambientes, por outras feitas em material translúcido. Isso faz com que se tenha de acender a luz – e gastar energia – apenas a partir do final do dia.

Pode-se, ainda, mudar materiais de portas, buscando transparências e/ou reflexos para a luz, tudo para ampliar o raio de alcance dos pontos centrais de iluminação.Para as áreas íntimas da residência, onde, com todo o direito, a gente quer mais privacidade, acho que soluções de iluminação mais cênica – voltada diretamente para um ponto específico – podem funcionar bem.Assim, uma luz específica para a mesa de estudos no quarto do filho, de consumo menor do que a lâmpada que serviria para iluminar todo o ambiente, é bastante adequada. E não precisa ser só aquela tradicional luminária sem graça. Dá pra pensar em algo inusitado, como a 8AM Desk Lamp, abaixo.



O mesmo pode ser feito no quarto do casal, em relação a pontos de luzes para aquela leitura antes do sono chegar.


Infelizmente, as lâmpadas econômicas ainda não têm perfomance semelhante às lâmpadas comuns em termos de qualidade. Muitas vezes, porém, a economia de energia de até 70% pode compensar o seu uso em ambientes como a cozinha ou as áreas de serviço, por exemplo.

E não esqueçam de apagar tudo ao sair!

Fonte: Blog de decoração Lopes


0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More