Bem vindo ao blog Casa in Ordem!

Este é o espaço para todas as pessoas que precisam de ajuda para organizar a vida e ser feliz.

segunda-feira, setembro 27, 2010

Dicas

Saiba como organizar sua faxina e deixar a casa em ordem

Tem coisa mais chata do que o dia da faxina em casa? É um trabalho duro e cansativo. 

Tirar um único dia para fazer aquela faxina geral é um hábito comum, mas que não dá muito resultado.

O ideal é organizar as tarefas, reservar um dia da semana para cada espaço. Assim, dá para deixar a casa em ordem sem muito trabalho.

Em entrevista ao Jornal Hoje a profissional em organização da casa, Letícia de Francesca, sugere um calendário de atividades. “É uma forma bem mais fácil de você tá lembrando de fazer diariamente, isso aqui eu posso deixar para a próxima semana, não precisa ser exatamente hoje”.


Alguns afazeres devem ser diários, como varrer e espanar móveis e aspirar tapetes e estofados. “Se você faz todo dia, vai ter menos pó, então, você não gasta muito tempo limpando aquele sofá”, explica a profissional.


As outras podem ser divididas a cada dia da semana. Confira dica de organização da faxina:


- Segunda-feira: dê uma geral nos banheiros. Lave as louças sanitárias, boxe e azulejos.


- Terça-feira: limpe as janelas da casa e lave as roupas, que podem ser passadas na quarta-feira.


- Quarta-feira: passe roupas, limpe os espelhos, com produto próprio e, em vez de pano, use jornal para ficar sem manchas.


- Quinta-feira: limpeza na cozinha: armários, prateleiras e eletrodomésticos, como geladeira, por fora e por dentro. Letícia dá uma dica: “Pega um copinho d’água e coloca uma colher de vinagre, aí passa um pano úmido por dentro da geladeira e depois um pano seco para tirar o excesso”.


- Sexta-feira: é dia de trocar as roupas de banho e cama. De mais uma geral nos banheiros e deixe a casa prontinha para o fim de semana.


Paula Cavalcante, que tem dificuldade para se organizar nas tarefas, aprovou o novo roteiro da limpeza. “Eu não conseguia colocar tudo, tipo assim esquecia, ah, isso aqui onde era que tava? E fica aquela confusão, você acaba misturando as coisas, por etapas é bem melhor”.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Economia

Quer economizar água? Confira dicas da Sabesp

Para acompanhar o consumo de água, uma dica da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é anotar o consumo diário e evitar possíveis vazamentos. No hidrômetro, os números pretos medem os metros cúbicos. Você sabia que 1 metro cúbico equivale a 1.000 litros?

Os dois números vermelhos do hidrômetro não entram na conta de água, mas podem ajudar o cliente a acompanhar o consumo. Os números vermelhos mudam assim: o 1º a cada 100 litros e o 2º a cada 10 litros. Por exemplo: se forem consumidos 500 litros de água por dia, o consumo mensal ficará em torno de 15 mil litros, o que equivale a 15 metros cúbicos.

Anotando os consumos diários, é possível detectar possíveis vazamentos ou identificar situações que aumentam o consumo como o dia de lavagem de roupas e quintais, entre outros.

Confira algumas dicas para verificar vazamentos:


• Hidrômetro


Confira o seu relógio de água (o hidrômetro). Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.


Canos alimentados diretamente pela rede da Sabesp


Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.


Canos alimentados pela caixa d'água


Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água.


Reservatórios subterrâneos de edifícios


Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.


Torneiras


Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o "courinho". Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês ou mil litros e água.


Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.


Vaso Sanitário


1º Jogue borra de café no vaso sanitário;


2º O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso;


3º Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.


Obs: Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

sexta-feira, setembro 03, 2010

Receita

MUFFINS DE COCO

Véspera de feriado prolongado. Muitos vão viajar ou então aproveitar para curtir a família. Nada melhor do que uma receita prática e deliciosa para completar o lanche ou café da manhã. Experimente essa receita de muffins ou brownies (aqueles bolinhos deliciosos) de coco. Confira abaixo:

INGREDIENTES
- 150 gramas de farinha de trigo,
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó químico
- 100 gramas de coco desidratado
- 125 gramas de manteiga derretida
- 150 gramas de açúcar
- 1 pacote de açúcar de baunilha
- 2 ovos

MODO DE PREPARO
1- Pré-aqueça o forno a 180º C (médio),

2- Unte com manteiga 12 forminhas de empadas, tamanho médio, e arrume-as numa assadeira,

3- Derreta a manteiga e reserve para esfriar um pouco,

4- Junte os ingredientes secos numa vasilha e reserve,

5- Numa outra tigela, bata os ovos levemente. Acrescente a manteiga derretida e mexa. Despeje de uma só vez a mistura líquida sobre a mistura seca. Mexa levemente até que a massa fique totalmente úmida e misturada,

6- Distribua a massa nas forminhas e asse-as por cerca de 25 minutos, ou até que fiquem dourados,

7- Desenforme logo que sair do forno e sirva morno ou frio.

Twitter Favoritos More