Bem vindo ao blog Casa in Ordem!

Este é o espaço para todas as pessoas que precisam de ajuda para organizar a vida e ser feliz.

quinta-feira, julho 30, 2009

Falta de espaço? Aprenda a fazer uma horta criativa


 


A falta de um jardim ou varanda não é empecilho para contar com uma horta.

Além de funcional, a idéia de cultivar ervas e temperos em pás para cereal é muito criativa. A dica é fazer um furo no fundo para drenar a água e não encharcar demais as espécies.

É importante escolher um local que receba quatro horas diárias de sol e regá-las todos os dias.




A moradora aproveitou a estrutura de ferro da janela para instalar as floreiras de plástico com hortelã, tomilho, cebolinha e outros temperos, que recebem o sol da manhã.

Caixa de ipê com 40 cm de altura abriga salsinha, tomilho (à frente), cebolinha, erva-doce e coentro (ao fundo). A horta confere mais verde ao jardim da casa no Morumbi, São Paulo.


A horta também pode ficar dentro de casa. Na cozinha, a moradora aproveitou a janela da pia e colocou vasos, de diversos tamanhos e formas, com vários temperos.

Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Da esquerda para a direita: manjericão, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim e sálvia.
Fonte: Casa e Jardim

segunda-feira, julho 20, 2009

Conheça os tipos de corte de carne



Quem freqüenta o açougue e aprecia uma boa peça de carne, sabe que a picanha hoje é o corte de carne mais caro, batendo até mesmo o imponente filet mignon.

Agora para não levar parte do coxão duro e pagar o preço da picanha, acho válido falarmos hoje sobre os cortes da carne bovina, pois geralmente vemos os nomes dos cortes na lista de carnes do açougue e não fazemos idéia de que região é aquele corte e para que serve.

Conhecendo melhor cada tipo de corte, podemos escolher a carne adequada para o tipo de preparação desejada, ganhando em sabor, textura e economizando tempo e dinheiro.

Cada corte de carne é proveniente de uma parte diferente da carcaça, sendo associada com determinadas formas de preparo, conforme suas características.



1) Rabo: compõe-se de diversos ossos recobertos com carne gordurosa e, como toda carne junto ao osso, bastante saboroso.







2) Lagarto: de cor mais clara, formato alongado e definido. Preparo típico: carne de panela.




3) Coxão duro: fibras duras, exige cozimento lento, ideal para assados de panela.

4) Coxão mole: macia, boa para bifes e enroladinhos. Se vier com o contrapeso, rico em nervos e sebo, corte-o pela membrana que o separa da peça e use-o em sopas.
5) Músculo: Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e também sopas.



6) Patinho: menos macio que a alcatra, usado para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua, como o kibe crú e o steak tartar.


7) Picanha: parte macia, marmorizada com gordura, própria p/ churrascos.












8) Alcatra: mais macia que o coxão mole, ideal para bifes, picadinhos e assados.












9) Contrafilé: ideal para bifes, rosbifes e assados. Possui gordura lateral que mantém o sabor e a umidade da carne.






10) Filé mignom: é o corte mais macio da carne de boi. Embora não seja tão saboroso quanto a alcatra e o contrafilé, é ideal para bifes.



11) Aba de filé: carne mais rija, precisa de cozimento mais longo. Própria para ensopados, picadinhos e para moer.
12) Fraldinha: corte pequeno, de fibras longas e pouco macia. Indicada para caldos, molhos, cozidos e ensopados.



13) Ponta de agulha: parte constituída de músculos e fibras grossas e compridas. Para ensopados, cozidos e sopas.



14) Capa de filé: com textura desigual e grande quantidade de nervos, presta-se para o preparo de carnes com molhos que precisam de cozimento mais longo, além de ensopados e picadinhos.
15) Acém: é o pedaço maior e mais macio da parte dianteira do gado. Dá ótimos ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela, carnes de panela recheadas e com molho.
16) Paleta: contêm o "peixinho", considerado o lagarto do Braço. Mais musculoso que o Acém, é também muito saboroso pela quantidade de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos.





17) Peito: parte dianteira do boi constituído de músculos e fibras duras. Pode ser enrolado com temperos e assado na panela com molho.


18) Pescoço: continuação do peito, é um dos cortes mais baratos. Por ter formação semelhante á do peito, pode ser usado nos mesmos tipos de preparações.
19) Filé de costela: por ter fibras mais duras, é utilizado principalmente para churrascos ou, então, para preparar carnes cozidas com legumes.
20) Maminha: parte mais macia da alcatra, boa para bifes, contendo mais gordura.
21) Cupim: é a corcova do boi-zebu. Nele, fibras e gordura se entrelaçam. É saboroso e muito usado em churrasco. Mas exige um longo tempo de cozimento.
Fonte: Forno, fogão e cia.

terça-feira, julho 14, 2009

Truques domésticos ajudam na hora de lavar roupas

Quem nunca estragou uma peça de roupa na hora de lavar? A tarefa não é fácil, não. Por isso vamos às dicas do Jornal Hoje para deixar a roupa limpa, macia e perfumada.


Separar tolhas, roupas coloridas e brancas - Um cuidado que Aracy tomou depois de perder várias peças. "Aí tem que jogar fora ou fazer pano de chão com ela", fala Aracy Ezequial de Miranda, dona de casa.A técnica em organização doméstica dá outras dicas.


Roupa nova e colorida - Quando a roupa colorida é nova. "Passe um sabonete. Percebeu que não saiu tinta você pode colocar na máquina e bater normalmente. Jeans podem ser lavados na máquina normalmente", orienta Elzi Nascimento, técnica em organização doméstica.


Roupa de linho ou lã - Mesmo cuidado quando a roupa for de linha ou lã. "Ela tem uma facilidade muito grande de pegar plumas mesmo colocando num saco ou numa fronha é importante deixar a roupa do avesso".Se a linha for da mesma cor nem precisa tirar o alinhavo depois. "Não se pendura roupa de lã. Coloca-se estendida. Usa-se uma cadeira forrada, coloca para secar e pode ir mudando ela de posição para ir secando mais rápido".Outro truque para que ela não perca a forma. "Antes de lavar passe um alinhavo no punho e no cós da roupa porque assim a roupa vai ficar larga e feia".


Toalhas macias - Para que as tolhas fiquem sempre macias e perfumadas troque o amaciante por algumas gotas de essência."Na última água você pode colocar junto com álcool ou vinagre. É importante não passar. Compromete as felpas que deixa a tolha ressecada. Dificultando assim na hora de enxugar".


Roupas brancas - Deixar a roupa branca sem aquele aspecto amarelado é umas maiores dificuldades das donas de casa. Um erro muito comum é achar que a água sanitária ou o cloro podem resolver o problema, mas na verdade o efeito é contrário."Para cada litro vai acrescer uma colher de bicarbonato. Ela pode ficar de um dia pro outro dependendo do encardido da sua roupa. Ficou branquinha. Passe na água limpa e coloque para secar".

Twitter Favoritos More